Sala1peq sala2peq

PDF Imprimir E-mail

arrowarrowarrowDrenagem Linfática Manual (DLM)

 

A Drenagem Linfática Manual(DLM) é um método de massagem específico que tem como objetivo a estimulação das funções do sistema linfático. Em 1930 o Doutor Emil Vodder, descobriu e desenvolveu a técnica, toda drenagem linfática é baseada no método de Vodder, que publicou seu primeiro trabalho em 1936. Seu método primeiramente chamou atenção dos esteticistas e dos massagistas. Apenas vinte e sete anos depois, foi que os médicos passaram a se interessar pela drenagem linfática manual.
 
A Drenagem Linfática Manual estimula todo o sistema linfático, atuando com funções relaxante, drenante e analgésica. A ativação do sistema linfático, que é caracterizado por ser frágil, somente é possibilitada por uma técnica suave e sutil como a DLM. É caracterizada por seus harmoniosos, precisos, lentos e cadenciados movimentos que são feitos através de pressões suaves e nunca podem provocar dor, segue-se um protocolo de execução, com movimentos específicos para cada parte do corpo e cada sessão começa pela desobstrução dos pontos com maior concentração de gânglios linfáticos, as manobras da massagem precisam ser com toques suaves para que se possibilite o alcance dos líquidos perdidos. Se for feita muita pressão, acontece a obstrução dos vasos e não há qualquer resultado.
 
O sistema linfático tem funcionamento paralelo ao sistema circulatório, tem uma grande rede de vasos, que estão espalhados pelo corpo todo e coletam líquidos dispersos, que são filtrados e lançados na corrente sanguínea, a drenagem linfática faz com que estes líquidos sejam coletados pelas estruturas responsáveis por essa função. Os movimentos feitos com pressões leves fazem o direcionamento dos líquidos dispersos pelo corpo para o sistema linfático, onde podem ser eliminados por meio da urina, a ingestão de água contribui para a velocidade em que as toxinas são liberadas do corpo e a diminuição do inchaço. Quando feita durante a gravidez necessita de alguns cuidados e adaptações fundamentais para o benefício da gestante, por isso somente pode ser feita com recomendação médica e por um profissional capacitado.
 
A drenagem linfática só deve ser feita por um profissional com qualificação como um fisioterapeuta, esteticista ou um terapeuta com aptidão para massagem. Para se conseguir bons resultados, é recomendado pelo menos dez sessões de drenagem linfática, de preferência sem interrupção. É importante que se faça atividades físicas e uma boa alimentação.

 

Última atualização ( Qua, 23 de Setembro de 2015 16:07 )